Skip Navigation Links
Breve Histórico da 
A.R.L.S. Louis Claude de Saint Martin No 4353

 
"O propósito da Iniciação é anular a distância entre a Luz e o Homem, ou de o aproximar à sua origem, recuperando o mesmo estado em que estava originariamente."  
Louis Claude de Saint Martin.
 
Com a forte expansão do R.E.R. no Estado fluminense, e em todo o Brasil, alguns daqueles mesmos IIr. que em 2001 iniciaram a trajetória na cidade do Rio de Janeiro - Adílio J. Marques, Aníbal R. Ayala Santomé, Vinícius Branco Freire, Heraldo Tiago – junto a outros valorosos e importantes IIr. - Paulo Luiz da Cunha, Arlindo José Francisco, Dílson Luiz Sá Leite, Diney M. de Paulos, Mário Lúcio Nogueira, dentre outros – decidiram, em 14 de agosto de 2014, criar a A.R.L.S. LOUIS CLAUDE DE SAINT MARTIN nº 4353.
 
Uma homenagem ao “Filósofo Desconhecido”, LOUIS CLAUDE DE SAINT MARTIN (1743-1803), figura ímpar no pensamento da via cardíaca, e que junto a Jean Baptiste Willermoz (1730-1824) trabalharam com Martinez de Pasquallys (1727-1774) para um mundo melhor e uma Maçonaria plena de Beneficência e conhecimentos, visando a plena independência moral, intelectual e espiritual dos homens. Características de nossa Loja. Ajudaram todos a pensar um Rito totalmente diferente dos existentes nas Obediências maçônicas já naquela época. Algo que contivesse o conhecimento dos antigos sábios em etapas claras e dentro da estrutura maçônica tradicional.
 
A A.R.L.S. LOUIS CLAUDE DE SAINT MARTIN nº 4353 nasceu com o espírito de uma forma de atuação na sociedade diretamente baseada em dois aparentemente simples ensinamentos do Novo Testamento – o Amor e a Caridade. Este Rito mostra a importância de um trabalho como o desbastar da pedra bruta de cada um.
 
A A.R.L.S. LOUIS CLAUDE DE SAINT MARTIN nº 4353 foi fundada para ser uma Loja modelo, dedicada aos estudos e à prática do Regime Retificado em nosso país, sendo então uma Loja de estudos e pesquisas. A liberdade de pensamento é, e será sempre, uma das formas de manifestação dos Irmãos em nossa Loja.
 
Assim, no mesmo espírito dos antigos Mestres funciona a A.R.L.S. LOUIS CLAUDE DE SAINT MARTIN nº 4353.
 
Agradecemos a todos aqueles que trilharam conosco este caminho, árduo, com armadilhas e tentações, mas que sempre nos motivou e que continuará a nos motivar. Pois somos obreiros dedicados à Grande Obra Universal, ao serviço do Grande Arquiteto do Universo, a Quem também agradecemos e homenageamos.

Sic Transit Gloria Mundi!
(A Glória do Mundo é Transitória!)


 
Oriente do Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2015.

Visitantes desta Página: 




   
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual