Skip Navigation Links

Breve Histórico do R.E.R. no Rio de Janeiro
 
 


 
 
Somos uma grande família! Somos o Rito Escocês Retificado!
 
 
Esta frase, tão profunda, sempre norteou os trabalhos dos Irmãos no RJ.  Por mais que tivéssemos pedras brutas a desbastar, nós conquistamos nosso espaço com a criação da A.R.L.S. LOUIS CLAUDE DE SAINT MARTIN nº 4353 em 14 de agosto de 2014 da E. V..
 
O objetivo deste pequeno texto é tentar mostrar a todos os Irmãos que a verdadeira Maçonaria é, e sempre será, construída com amor, carinho, respeito, diálogo, partilha, compreensão, entre tantos outros sentimentos verdadeiros. Buscamos constituirmo-nos em obreiros úteis e dedicados, Irmãos entregues à construção da Grande Obra do G.A.D.U. na Terra.
 
As verdadeiras causas, aquelas que remetem os maçons ao seu Criador, nunca impostas, mas divididas entre Irmãos que assim se autodenominam e se tratam, porque o coração virtuoso já faz parte das suas naturezas. Reunimo-nos mensalmente para desbastar a pedra bruta individual e coletiva, estudar e elevar os nossos pensamentos ao G.A.D.U., procurando inserir a nossa Loja como mais uma pequena pedra no edifício maior da Construção Universal, ou seja, da Criação Divina.  
 
Um grupo de Irmãos reuniu-se em 2001 com a intenção de trabalhar no Rito Escocês Retificado. A maioria era Rosacruz e também estudava o Templarismo e o Martinismo havia vários anos, e o Rito Escocês Retificado mostrava-se como aquele que poderia reunir as melhores condições para os estudos mais internos da Tradição no seio da Maçonaria.  

 
Reuniões mensais aconteceram no bairro de Botafogo desde o dia 19 de março de 2001. Escolheu-se o nome da futura Loja inspirado no personagem que estruturou o R.E.R. para o mundo e assim nasceu a A.R.L.S. Jean Baptiste Willermoz. Contamos naquele momento com o apoio de vários outros IIr. dos mais diferentes Ritos e Lojas do Grande Oriente do Brasil.
 
Nossos objetivos em prosseguir foram dificultados, contudo, pelo fato de na época não existir tal Rito no Grande Oriente do Brasil. Naquele momento também não foi possível conseguir sucesso na implantação do R.E.R. em nosso país. Assim, interrompemos nossos trabalhos em agosto de 2002. Neste grupo inicial estavam, dentre outros, os IIr:. Adílio J. Marques, Aníbal R. Ayala Santomé, Eduardo G. Bacelo, Vinícius Branco Freire, Heraldo Tiago.
 
Quando, no início desta segunda década do século XXI, o Rito estruturou-se no Brasil de forma definitiva, fundaram alguns desses mesmos IIr:., junto a outros importantes e valorosos obreiros, a Loja Primaz do R.E.R. no Rio de Janeiro, com o mesmo nome anterior. Hoje temos a A.R.L.S. Jean Baptiste Willermoz nº 4223 funcionando no G.O. B. e com o primeiro Apr. no Rito de nosso Estado, o Ir:. Antônio Luiz Vieira. 
 
A seguir, no R.E.R., foi soerguida a A.R.L.S. Francisco de Miranda nº 2967, e depois foi fundada a A.R.L.S. LOUIS CLAUDE DE SAINT MARTIN nº 4353, Loja esta direcionada a dar destaque especial aos estudos, pesquisas e divulgação do R.E.R. visando o cumprimento do nosso lema: "Que a Ordem Prospere". 
 
Com isso, contada a história de forma bem resumida, estabeleceu-se o Rito em seus Graus Simbólicos na capital do Estado do RJ.

 
No Rio de Janeiro há a Loja Escocesa de Santo André MARTINEZ DE PASQUALLY Nº 11, destinada a trabalhar no 4º Grau do R.E.R., sendo seu primeiro Deputado Mestre o Rev. Cav. B.A.I. Paulo Luiz da Cunha, C.B.C.S. . Fundada em 28 de Julho de 2012, antes de todas as Lojas Simbólicas em nosso Estado, esta loja de M.E.S.A. (Mestre Escocês de Santo André) foi a força motriz na formação de maçons retificados em terras fluminenses.



Visitantes desta Página


 
 

   
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual