Skip Navigation Links

 
Louis Claude de Saint-Martin
 

Louis Claude de Saint-Martin (Amboise, França 18 de janeiro de 1743 - 13 de Outubro de 1803) foi um filósofo e místico Francês.

Discípulo de Martinez de Pasqually e Jacob Boehme (de forma póstuma, através de seus escritos). Advogado, deixou de lado a jurisprudência e ao lado de Jean Baptiste Willermoz, lançou a base do que seria conhecido séculos mais tarde como Martinismo.
 

Martinez de Pasqually Jacob Boehme


Influenciou diversos ocultistas franceses, especialmente Eliphas LeviStanislas de Guaita e Papus.

 

Eliphas Levi Stanlilas de Guaita Papus
 

Nasceu de família nobre, porém pobre e sem muitas posses. Sua mãe faleceu pouco após seu nascimento, e Saint-Martin foi criado por seu pai e por sua madrasta, de quem sempre guardou profundo carinho. Antes de ingressar na faculdade, já tinha tomado conhecimento com obras ocultistas e filosóficas, sendo muito influenciado por Blaise Pascal.
 
 
Blaise Pascal



Após cursar Direito, estudou também destacados filósofos modernos, como Voltaire, Rousseau e Montesquieu.

 

Voltaire Jean-Jacques Rousseau Montesquieu
 
Logo após se formar, desiste da jurisprudência e ingressa no exército francês, em um regimento baseado em Bordeaux, em 1765. Nesse regimento, através de um colega de farda, é apresentado à Martinez de Pasqually e à Ordem dos Elus Cohens do Universo.

 

Honoré de Balzac
Em fins de 1768, Saint-Martin foi iniciado nos três primeiros graus simbólicos da referida Ordem pela espada de Balzac, avô de Honoré de Balzac, o famoso romancista francês das primeiras décadas do século XIX.

Em carta de 12 de Agosto de 1771 confirma ter sdo iniciado por Balzac e ter recebido de uma só vez os três graus simbólicos. Assim Saint-Martin submete-se ao método iniciático de Pasqually de quem se tornaria secretário particular e discípulo zeloso.


 
Também conhece Jean Baptiste Willermoz, que viria a ser seu amigo por muitos anos. Juntos, após a morte de Martinez de Pasqually em São Domingos, em 1774, iniciam de forma individual uma nova forma de misticismo cristão, sendo que Saint-Martin se influencia também pelos escritos de Jacob Boehme, de quem havia tomado conhecimento através de Rodolphe de Salzmann, em meados de 1788.

Escreveu diversos livros, sob o pseudônimo de Filósofo Desconhecido Influenciou diversos nobres franceses e europeus, criando uma sociedade iniciática, conhecida como Sociedade dos Filósofos Desconhecidos. No início de 1800, sua doutrina já alcançava diversos países europeus, como Alemanha, Rússia e na própria França.
  Jean Baptiste Willermoz

 

Hoje a Obra de Saint-Martin continua através de Inciados que seguem sua doutrina. A conquista da Iluminação é o objetivo último de todos os Homens de Desejo que encontram nas Obras do Mestre e no seu exemplo, como Homem e Inciado o respaldo necessário para proseguir na senda sem desânimo.

 

"O objetivo único e verdadeiro das iniciações
é preparar o iniciado para descobrir o caminho
que pode conduzir o Homem ao seu estado primitivo
e devolver-lhe os direitos perdidos“. 


"O propósito da iniciação é
anular a distância entre a Luz e o Homem,
ou de o aproximar à sua origem,
recuperando o mesmo estado em que estava originalmente”.

L.C.S.M.


 

   

 

Para ler uma biografia ainda mais completa sobre Louis Claude de Saint Martin clique aqui.

Visitantes desta Página:


 



   
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual