Skip Navigation Links
Referências Bibliográficas:

 
A seguir temos uma série de Livros com temas ligados à Maçonaria em Geral, Martinezismo, Martinismo, Rosacrucianismo e Templarismo, que fornecem informações sobre o Rito Escocês Retificado.  

Embora sejam livros encontrados em livrarias abertas ao não inciado na Arte Real da Maçonaria e com venda até pela internet, 
alertamos que muitos de seus artigos e temas são de natureza filosófica complexa ao iniciante e mesmo o inciado deve lê-los com orientação de algum Mestre Maçom mais antigo, de modo a poder tirar as dúvidas que possam existir e ter acesso as "chaves" que se encontram ocultas em seus textos, sendo que a leitura destes por aqueles sem experiência não os tornará possível o acesso integral do seu conteúdo.


 

"Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece!"
Provérbio Hermético

                    
Como entrar na Maçonaria e na Rosacruz
Autor: Ricardo Uchôa
À venda no Clube de Autores e na Agbook
 

 
O livro é resultado de mais de 30 anos de pesquisa do autor sobre as principais ordens iniciáticas: a Maçonaria e a Rosacruz. Contém a história destas ordens e uma análise detalhada das mais famosas Potências Maçônicas e ordens de cunho Rosacruz em atividade no Brasil. Contém endereços e métodos de contato, e sites destas ordens, para que o candidato possa fazer uma análise prévia do que é de fato a Maçonaria e a Rosacruz de modo que consiga entrar em uma organização séria, e poder ser de fato um Maçom e / ou  Rosacruz.
Rito Escocês Retificado  Maçonaria Cristã
Autor: Ricardo Uchôa
À venda no Clube de Autores e na Agbook
 

O Rito que mais recentemente foi adotado de maneira oficial pela Maçonaria Brasileira é o Rito Escocês Retificado, embora seja um Rito antigo, da época da Revolução Francesa. É provavelmente o Rito mais próximo da Maçonaria Operativa de origem Medieval. Ou seja, da Maçonaria anterior a "24 de Junho de 1717" (fundação da Grande Loja de Londres).

É dentro do Cristianismo, um Rito ecumênico, não restritivo a outras religiões, embora se baseie muito na figura de Cristo, mas não é um Rito Católico, é um Rito Cristão, no sentido de Yeshua, conforme descrito na Cabala Cristã da época da Idade Média. Está ligado à mensagem de Amor e Tolerância do Novo Testamento sem detrimento da Justiça vinculada pelo Antigo Testamento e à "Ordem do Templo" em termos de Herança Espiritual e próximo da "Gnose Cristã". 

Martinesismo, Willermosismo, 
Martinismo e Franco-Maçonaria.
Autor: Gérard Anaclet Vincent Encausse (Papus)

À venda no Clube de Autores e na AgBook
 

Gérard Anaclet Vincent Encausse (1865 - 1916), mais conhecido pelo pseudônimo de Papus, foi um Médico, Escritor, Ocultista, Rosacruz, Kabalista, Maçom e fundador do Martinismo moderno. Neste livro Papus faz um resumo histórico da Franco-Maçonaria na França e em outros países, desde a sua criação até a época dele, além de uma nova análise de todos os graus do Rito Escocês.

Papus expõe nesta obra os diferentes aspectos da Ordem Martinista, que podem ser reunidos em quatro períodos distintos: o Martinismo de Martinéz de Pasqually; o Willermosismo de Jean-Baptiste Willermoz; o Martinismo de Louis-Claude de Saint-Martin e o Martinismo moderno, do fim do século XIX, do qual o próprio Papus é o grande organizador e divulgador.

Introdução ao Pensamento Filosófico  de Saint Martin e Jacob Boehme Autor: Adílio Jorge Marques
Editora: Livraria Sapere
 

 
Provavelmente nenhum pensador influenciou tanto a teosofia dos iluminados e dos românticos quanto Jacob Boehme. Chamado de “O Filósofo de Gorlitz”, Boehme recebeu forte influência das doutrinas de Paracelso, Franck, Valentim Weigel, além de outros autores alquimistas, astrólogos e místicos. Boehme marcou muitas correntes do pensamento europeu dos séculos XVIII e XIX, tais como a martinesista e o pensamento do "filósofo desconhecido", Louis Claude de Saint Martin. Este, sobre o qual trata a primeira parte deste livro, traduziu as obras de Jacob Boehme para o francês e as fez repercutir nos ambientes cultos alemães e franceses. Neste livro busca-se trazer à luz alguns dos temas legados à posteridade por Saint Martin e seus seguidores, com aspectos históricos e filosóficos de cunho idealista-místico discutidos por Martinistas de todo o mundo. Na segunda parte, faz-se breve passeio pelo pensamento hermético boehmista, influenciador do idealismo alemão e de figuras como Fichte, Schelling e Hegel.
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Opúsculos à Tradição
Introdução ao Martinismo e ao Rito Escocês Retificado

Autor: Adílio Jorge Marques e Luiz Vieira

À venda no Clube de autores e na Agbook
 
 
Com o advento do Martinismo e do Rito Escocês Retificado no rol das Tradições Ocidentais, nós fomos brindados com a Sabedoria Divina como transmitida por Louis-Claude de Saint-Martin e Jean Baptiste Willermoz. Sejamos Maçons, Martinistas, Rosacruzes ou simplesmente buscadores solitários, as palavras apresentadas nesse livro, conduzirá seus passos ao átrio do conhecimento místico como transmitida pelos dois personagens citados e a herança que nos foi legada, fruto de seu trabalho.
CAIBALION
Estudo da Filosofia Hermética do Antigo Egito
e da Grécia

Autor: William Walker Atkinson
À venda no Clube de Autores e na AgBook 
 

O Caibalion é um livro esotérico e ocultista sobre os Princípios Herméticos, e foi publicado pela primeira vez há mais de cem anos, em 1908. O livro foi escrito por William Walker Atkinson (1862 – 1932), com o pseudônimo de “Os Três Iniciados”. Segundo o texto, o livro contêm a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegistus tal como ensinado nas escolas herméticas do Antigo Egito e da Grécia. Muitas das ideias apresentadas neste livro anteciparam conceitos relativamente modernos da Lei da Atração e do Movimento do Novo Pensamento.

Da herança de Hermes, estão os Princípios Herméticos:

I - O Princípio de Mentalismo. II - O Princípio de Correspondência. III - O Princípio de Vibração. IV - O Princípio de Polaridade. V - O Princípio de Ritmo. VI - O Princípio de Causa e Efeito. VII - O princípio de Gênero.

250 Perguntas e Respostas Comentadas
sobre a Maçonaria
Autor: Ricardo Uchôa

 À venda no Clube de Autores e na Agbook

Explicações sobre Maçonaria em forma de 250 questões comentadas e analisadas pelo Autor. O objetivo desta obra é esclarecer ao não iniciado na Maçonaria fatos que podem ser úteis a uma tomada de decisão deste em entrar na mesma, ou pelo menos ajudar a diminuir o preconceito que por ignorância muitas pessoas ainda têm, em pleno século XXI, em relação a esta Ordem.

E também ajudar aos que acabaram de serem inciados.

As Orações de Louis Claude de Saint Martin
Autor: Ricardo Uchôa
À venda no Clube de Autores e na Agbook
 

Louis Claude De Saint-Martin foi um filósofo e místico Francês, nascido em 18 de janeiro de 1743, e que deixou este mundo em 13 de Outubro de 1803. Discípulo de Martinez de Pasqually e Jacob Boehme (de forma póstuma, através de seus escritos). Escreveu diversos livros, sob o pseudônimo de Filósofo Desconhecido. Influenciou muitos nobres franceses e europeus, criando uma sociedade iniciática, conhecida como Sociedade dos Filósofos Desconhecidos. No início de 1800, sua doutrina já alcançava diversos países europeus, como Alemanha, Rússia e a própria França.

Neste Livro o Autor analisa o que significava a Oração como método utilizado por Saint Martin em sua busca espiritual através dos vários caminhos iniciáticos que trilhou, como a Maçonaria na época da Revolução Francesa.

Fernando Pessoa e a Maçonaria
Autor: Ricardo Uchôa
À venda no Clube de Autores e na Agbook

Vida e Obra do Poeta Português Fernando Pessoa e seus principais poemas místicos e sua defesa da Maçonaria. O autor procurou analisar os textos e poemas de autoria de Fernando Pessoa que tenham um cunho místico e ocultista, de modo a entender o pensamento do Mestre Fernando Pessoa não só em relação à Maçonaria, mas ao Hermetismo, Alquimia, Cabala, Magia, Misticismo, Gnosticismo, Astrologia, Teosofia e Rosacrucianismo.

O Homem-Deus  - Tratado das duas naturezas
Divina e Humana
Autor: Jean Baptiste Willermoz 
À venda no Clube de autores e na Agbook

Tratado escrito pelo Mestre Maçom Jean Baptiste Willermoz , criador do Rito Escocês Retificado, sobre a verdadeira natureza espiritual do Homem, tendo como referência Jesus, o Inciado perfeito.

O autor acrscentou, nos anexos deste livro, outros textos que explicam e analisam melhor o que Willermoz quis nos dizer, bem como textos relativos ao “Tratado da Reintegração dos Seres Criados”, de Martinez de Pasqually, que foi o Mestre de Willermoz na “Ordem dos Elus Cohens do Universo”, cujas doutrinas também influenciaram Willermoz na criação deste Tratado.

A Gnose da Igreja Templária Antiga
A Gnose Cristã nos dias de hoje
Autores: Adílio Jorge Marques e Luiz Vieira
À venda no Clube de Autores e na Agbook
 

Em um momento quando muitas descobertas sobre o cristianismo original tem sido feitas, o gnosticismo revive os ensinamentos antigos, como professados pelos primeiros cristãos. Aqui, encontraremos os fundamentos da Igreja Templária Antiga, uma Igreja Gnóstica que reúne os ensinamentos cristãos e os princípios dos Templários..

Esse segundo volume da trilogia gnóstica, procura desvendar os mistérios da gnose, apresentando conceitos e práticas a muito perdidas, como é o caso da prece. Seguindo adiante, os autores dissertam sobre aquela que é considerada por muito o principal discípulo de Jesus: Maria Madalena. Mergulhe nesse novo mundo, que apenas a gnose pode apresentar, através da vivência pessoal e interna, através dos contos gnósticos que nos levam a profunda reflexão.
Rituais Gnósticos
A Gnose Cristã nos dias de hoje

Autores: Adílio Jorge Marques e Luiz Vieira
À venda no Clube de Autores e na Agbook
 
 
 
Esta atual obra é uma importante fonte de estudos para todos interessados na espiritualidade em si, e ainda mais para  desmitificarmos o gnosticismo. A humanidade, tendo avançado muito nos campos científicos, tem estado carente de uma espiritualidade que responda os anseios do homem. Uma espiritualidade despojada dos apegos materiais, bem como livre da ideia de punição. A condenação eterna não pode ser um indicador moral para o homem se tornar uma pessoa boa, mas sim a consciência de nossas ações que devem ser o norte de todos.
Tratado da Reintegração dos Seres.
Autor:  
Martines de Pasqually 

Editora Grande Loja  de Língua Portuguesa,
              Ordem Rosacruz - AMORC.     
 

O Tratado de Reintegração dos Seres, pela importância e abrangência dos temas e por se constituir no texto fundador do Martinismo, é uma obra vital para todo estudante Martinista e mesmo para os místicos de outras tradições. Esta é a única edição em língua portuguesa, baseada no manuscrito do próprio punho de Louis-Claude de Saint-Martin, com prefácio de Robert Amadou, um grande Martinista e historiador místico. O tratado de reintegração dos seres, único livro escrito por Martines de Pasqually é uma fonte de aprendizado raramente encontrada.   

O Grau de Mestre Escocês de Santo André
no Rito Escocês Retificado.
Autor: Roland Bermann  Editora Madras

 
O Rito Escocês Retificado (R.E.R.), via específica dentro da Maçonaria, apresenta, dentre todos os Ritos praticados na França, diversas particularidades em geral pouco conhecidas e muitas vezes mal interpretadas. Dentro do Regime Retificado, um grau em particular, intermediário entre os Graus Simbólicos da Maçonaria dita Azul (Aprendiz, Companheiro e Mestre) e a Ordem Interna própria a esse Regime (indevidamente chamado de Altos Graus, por analogia a outros Ritos), expõe a realidade do RER e permite entrever sua finalidade. Os símbolos e as gravuras que desenvolvem o Grau de Mestre Escocês de Santo André são basicamente diferentes daqueles utilizados em qualquer outro lugar.

Nesta obra, Roland Bermann fornece a realidade e o espírito desse Grau em uma linguagem de acordo com a verdade do Regime Retificado. Aqui são apresentadas as cores, os números e as joias do Grau, além da simbologia dos seus primeiro, segundo, terceiro e quarto painéis. O autor traz também um breve histórico do ritual do Grau e aborda ainda a sua natureza e o seu lado esotérico.
Criação e História do Rito Escocês Retificado.
Autor: Jean Ursin Editora: Madras

 
No momento em que a Maçonaria experimenta uma nova onda de interesse, Jean Ursin se envolve em um minucioso trabalho de pesquisa sobre o Rito Escocês Retificado, a fim de melhor identificar suas origens. Suas pesquisas nos leva aos primórdios do Cristianismo, a Jean Baptiste Willermoz (1730-1824) e ao escossismo contemporâneo. O autor, privilegiando a clareza e a simplicidade, oferece ao leitor uma história abrangente do Rito Escocês Retificado, que completa as obras de Jean Tourniac sobre este assunto e traz elementos indispensáveis para a compreensão da Maçonaria atual.
O Livro contém a origem do Rito de Memphis, e um pouco da história de seu fundador e de alguns ilustres adeptos, como "Papus", "Louis Blanc" e muitos outros Irmãos de ilibado caráter e respeitados internacionalmnete. Também nos traz a origem e fonte do do Rito Schröder, mostranto o homem e o Maçom, seus anseios e seus desejos em proporcionar uma Maçonaria digna e de qualidade a seus Irmãos. Ainda faz parte do livro estudos acerca do "Rito Escocês Retificado"; a "Evolução do Ritual e da Cerimônia de Instalação" e  "O Trabalho 'Alongado' na Comissão dos Mestres Instalados".
 
O Ministério do Homem Espírito.
Autor: Louis Claude de Saint Martin
Editora Grande Loja  de Língua Portuguesa,

Ordem Rosacruz - AMORC
 

Esta é a última obra de Saint-Martin e tem grande profundidade. Cada linha deve ser meditada com atenção. O leitor atento encontrará uma fonte purificadora, viva e um auxílio profundo em sua busca mística.

O Novo Homem.
Autor: Louis Claude de Saint Martin
Editora Grande Loja  de Língua Portuguesa

Ordem Rosacruz - AMORC.
 

Como pode o homem se libertar de seu envoltório terrestre para renascer em espírito como um Novo Homem?  Louis-Claude de Saint-Martin responde esta pergunta e indica o caminho que devemos seguir para gerar em nós o ser purificado que dará novamente ao homem sua verdadeira dimensão.

Dos Erros e da Verdade.
Autor: Louis Claude de Saint Martin
Editora Grande Loja de Língua Portuguesa,
Ordem Rosacruz - AMORC.

 
O homem que busca o conhecimento poderá encontrar aqui elementos para formar ideias mais judiciosas e mais conformes à natureza da essência que ele traz em si próprio. Origem dos erros, ciência, matemática, política, línguas, artes, tudo isto está demostrado neste livro. 
Quadro Natural das Relações que existem entre Deus,
o Homem e o Universo.
Autor: Louis Claude de Saint Martin
Editora Grande Loja de Língua Portuguesa
Ordem Rosacruz - AMORC.

 

Este é um livro para os que procuram compreender os mistérios da criação. Para Louis-Claude de Saint-Martin, o ser humano traz em si a chave de todos os mistérios, e o autoconhecimento é a chave para o Conhecimento. Temas de grande importância para o Martinismo são tratados nesta importante obra.

O Homem de Desejo.
Autor: Louis-Claude de Saint Martin
Editora Martins Fontes e
Sociedade das Ciências Antigas
Coleção Arcanum - Volume 4
Nesta obra, o leitor pode encontrar um grande número de instrumentos que podem conduzir ao conhecimento da Verdade. As virtudes perdidas em razão da Queda podem ser reconquistadas, desde que o homem deseje ardentemente. Esse desejo faz com que o homem da torrente possa trabalhar no sentido interior, para alcançar a luz.
Sursum Corda, Três Colóquios sobre as Ciências Secretas
Autor: Xavier Cuvelier-Roy

Editora Grande Loja  de Língua Portuguesa,
Ordem Rosacruz - AMORC.

 

Este romance evoca o encontro de dois iniciados do século XVIII. O primeiro, Louis-Claude de Saint-Martin, eminente membro da misteriosa Ordem dos Élus-Cohens, que realmente existiu. O segundo, Guillaume de Martignas, é um personagem imaginário. No decorrer de seus três colóquios, eles discorrem sobre cabala, alquimia, teurgia, etc. Xavier Cuvelier - Roy, combinando intrigas e textos essenciais do esoterismo ocidental, inicia-nos às ciências secretas de maneira original e intensa. Além disso, ele nos torna mais acessível à filosofia de Luis- Claude de Saint-Martin, ao transcrevê-la em forma de diálogos. E Sursum Corda cai também apaixonar todos os ´amantes de coisas ocultas´. Este romance iniciático é completado com a reedição de um texto muito raro: A Nota biográfica de Louis-Claude de Saint-Martin, escrita por Jean-Baptiste-Modeste Gence em 1824.

O Ritual da Ordem Martinista
Autor: 
Charles Deter (Teder)
Editora: Incógnito

Esta obra descreve os aspectos administrativos e iniciáticos da Ordem Martinista, antes das mudanças e cisões que aconteceram após a morte de seus fundadores. Para o Martinista moderno é uma obra fundamental, devido ao seu caráter histórico. Para o estudante de misticismo, a chance de conhecer a Ordem que reuniu os mais célebres ocultistas do passado.


 
As Revelações Secretas da Religião Cristã
Autora: Annie Besant  Editora: Pensamento

 
Em As Revelações Secretas da Religião Cristã, originalmente publicado com o título de Cristianismo Esotérico, Annie Besant investigou profundamente o cristianismo, até as suas raízes históricas, místicas e filosóficas, expondo de maneira magistral os resultados destes estudos. A introdução e as notas excepcionais de Richard Smoley tornam esta obra já clássica mais acessível aos leitores modernos. Com sua competência e imparcialidade universalmente reconhecidas, o objetivo de Besant é restaurar as verdades secretas por trás da doutrina cristã.
Os Ensinamentos Secretos - Procedidos de Informação a respeito
do Martinismo e Martinizismo
Autor: Franz Von Baader  -  Editora: Madras

 

Martinéz de Pasqually, fundador do Rito Eleito Cohen e do Martinesismo, legou-nos uma conduta iniciática e espiritual diferenciada das até então existentes.  Para ele, o homem é capaz de adquirir poderes que lhe permitirão comunicar-se com seres invisíveis, chamados pela Igreja de anjos, e obter não apenas uma santidade pessoal como também uma santidade de todos os discípulos de boa vontade.Essa transformação do homem seria uma regeneração e reintegração gradual ao seu estado original; seria sua capacitação para alcançar aquele estado perfeito que cada indivíduo e cada sociedade deve buscar.

São estes pensamentos de Pasqually que Franz von Baader, profundo conhecedor e estudioso de Jakob Boehme, revela em Os Ensinamentos Secretos, auxiliando aqueles que buscam a espiritualidade e o equilíbrio verdadeiros. Também são encontradas nesta obra informações importantes acerca do que foram o Martinesismo e o Martinismo em relação à Franco-Maçonaria do século XVIII, retomando e reafirmando com precisão os pontos fundamentais encontrados no prefácio de Traité de la Réintégration des Êtres, de Martinés de Pasqually, tão criticado por aqueles que revelaram até onde se pode elevar o espírito sectário. 

 
Visitantes desta Página:




   
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual